A Lei Maria da Penha completa 14 anos em meio à pandemia
⚖️A Lei Maria da Penha completa 14 anos em meio à pandemia e aumento nos números de violência doméstica.
Mulheres violentadas devem procurar apoio – É importante que as mulheres vítimas de violência denunciem seus agressores, mas as pessoas que compõem sua rede de convivência também são responsáveis pela segurança dessas pessoas. “Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim.
O machismo nos mata todos os dias, essa é uma luta de toda a sociedade, se você sabe que sua vizinha é violentada e se cala, você se torna cúmplice daquele delito”.
No Rio Grande do Sul o aumento de casos de violência doméstica contra a mulher aumentou muito na pandemia. 🗣️🧕🏻
O Ministério Público do Estado lançou em junho a campanha da “Máscara Roxa”, a campanha é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres. Como funciona: Mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
A mulher vítima de violência pede a máscara roxa na farmácia participante, que é a senha para que o atendente saiba que é um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta.
A partir daí, ele coleta o contato da mulher para avisá-la quando a mesma chegar. Os atendentes receberam capacitação online e estão preparados para o procedimento e para garantir a segurança da vítima.
Após, os dados da mulher serão repassados à Polícia Civil, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.
Não vire as costas para a violência contra a mulher, denuncie.🤳🏼
#todossomosMariadaPenha
#todosporelas